Falando de notícias no dia 17/05/2017

__videogamesaroundtheworld2017

Com grande alegria tomamos conhecimento da citação ao nosso jogo Capoeira Legends: Path to Freedom no livro Video Games Around The World, publicado pelo MIT Press e editado por Mark Wolf, contando com a ajuda de colaboradores de muitos países. Impressioanante o quanto pouco sabemos sobre produção “local” além de Estados Unidos, Canadá e Japão, e a obra em questão cumpre um importante papel histórico de destacar as trajetória produtivas dos muitos outros países contemplados.

Em destaque para esse nosso Brazil de My God, temos o texto da brilhante Dra. Lynn Alves, cuja referência ao nosso projeto ainda tão querido e aguardando resgate tecnológico, deixou-nos a todos emocionados. Para a pesquisadora:

(…) [the game] deserves particular mention because it highlights and emphasizes Brazilian culture and history.

(Lynn Alves, p88)

Que próximos projetos, nossos e de todos que atuam no conturbado e efervescente cenário brasileiro, façam nosso país brilhar perante as inovações internacionais do multiverso eletrolúdico!

Iê!

Falando de notícias no dia 27/07/2016

Atendendo ao convite de Almir, Ricardo e Léo Cunha Lima do podcast Visual+Mente, Guilherme Xavier conversou divertidamente sobre o fenômeno Pokémon GO, e as promessas dos jogos móveis locativos para a área dos jogos eletrônicos. Parafraseando o slogan: Temos que pegar?

Confira no link o bate-papo completo.

Falando de notícias no dia 20/07/2016

Olá, amigos!

Foi ao ar no programa Estúdio Móvel, da EBC, uma interessante oportunidade de integração entre jogos eletrônicos e educação formal: o NUGames, do Colégio Pedro II.

Comentando sobre o assunto, tão interessante quanto polêmico, Guilherme Xavier, trazendo na experiência do jogo Capoeira Legends algumas sementes para o pensamento de que jogos importam dependendo de como são utilizados por seus mediadores.

Vale a conferência!

O programa pode ser conferido na íntegra por esse link.

Falando de notícias no dia 01/03/2016

Atendendo ao convite de Ricardo Cunha Lima e demais amigos do podcast Visual+Mente, Guilherme Xavier conversou francamente sobre o jogo Doom, e o legado que deixou para a área dos jogos eletrônicos: especialmente, aos jogos de Atirador em Primeira Pessoa, ou First Person Shooters.

Confira no link o bate-papo completo.

A nostalgia fica (também) por nossa conta!

Falando de notícias no dia 01/08/2015

Rio Info 2015

Seis anos após o lançamento do emblemático jogo Capoeira Legends, a Donsoft irá abrir o cofre narrando a trajetória de sua produção sob o ponto de vista do indie brasileiro. Onde? Na Rio Info 2015:

Em sua décima terceira edição consecutiva desde 2003, o RIO INFO é o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro e um dos principais do país. Reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realizam negócios. É um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências.

Rio Info 2015

Em 2009, no primeiro ano em que a capoeira foi reconhecida patrimônio cultural nacional, A Donsoft Entertainment lançou o jogo que viria a se tornar emblemático para a indústria nacional de entretenimento digital: Capoeira Legends. Eis um pouco da história, por quem lá estava e aqui está.

O RIO INFO é organizado pela ASSESPRO, TIRIO e RIOSOFT, conta com o apoio de importantes entidades públicas e privadas, como: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, FAPERJ, Softex, SEBRAE, FENAINFO e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Faça sua inscrição e participe!

Falando de notícias no dia 06/07/2015

BIG 2015

Nos últimos dias 1, 2, e 3 de julho de 2015, a Donsoft esteve em São Paulo para a BIG o, o festival brasileiros de jogos independentes. A missão, a mais nobre possível: iniciar um burburinho quanto a criação e o desenvolvimento de seu mais ambicioso projeto transmidiático: Don Jorge Kapadokya!

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) é o maior festival de jogos independentes da América Latina. A cada edição, o BIG expõe os melhores jogos independentes do ano do mundo inteiro. Além do festival, também será realizado o BIG Business Forum, com palestras, encontros e rodadas de negócios para o fortalecimento da indústria nacional de games.

BIG sobre o BIG

Ao lado de Regina de Sá, da Sabra SofTribus, co-produtora do projeto, o presidente da Donsoft Entertainment, Guilherme Xavier, teve a oportunidade de anunciar o projeto para os principais players do atual cenário indie do país… além de estabelecer contatos promissores com publicadoras internacionais e nacionais. 11 Bits, 505, Bluebox, Zoeira Digital… Em meio a 50 jogos em exposição, 39 palestrantes internacionais  e 84 palestrantes nacionais, um trabalho de seis anos de pesquisa e incubação que agora começa a conquistar nas redes sociais o benquisto interesse quanto ao personagem, santo e guerreiro. Hmmmm…

Sabra e Xavier na BIG 2015

Donsoft Entertainment e Sabra SofTribus com DOT Motion Studio e Fableware, na BIG 2015.

Curiosidade acendendo? Para novas informações quanto ao projeto, acompanhe-nos por aqui.

À CARGA!

Falando de notícias no dia 17/08/2014

Olá, amigos!

Já está online a entrevista concedida por Guilherme Xavier ao canal EBC, para o especial do Caminhos da Reportagem sobre jogos eletrônicos. Games: um jogo Bilionário.

Diversão ou negócio? O mercado de games – que movimenta bilhões de dólares no mundo – está em franco crescimento no Brasil.

“A gente já tem uma série de jogos brasileiros que foram premiados internamente ou enviados para festivais internacionais e fizeram sucesso lá fora”, comenta o roteirista de games Arthur Protásio. “Hoje, há jogos de celular brasileiros que são sucessos mundiais. Tem diferentes casos que, por mais que não sejam a massa, são sem dúvida um indicador muito promissor do futuro.”

Outras incríveis personalidades colaboram para um fiel retrato da situação nacional, com ênfase em pontos que nem sempre são cobertos em matérias de pauta semelhante. Parabéns a equipe de reportagem pela qualidade do material!

Para conferir o especial na íntegra, clique aqui.

Falando de notícias no dia 13/05/2014

– Capoeira Legends agora é Free2Play!

Prezados jogadores daqui e de fora,

Em 1888, domingo de memória  de nascimento do Imperador Dom João VI, foi proclamado pela Princesa Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon (Princesa Isabel para os filhos dessa pátria), o documento lavrado como Lei Imperial 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, pela qual de então, todos os escravos da nação estariam considerados livres. Com vocês, os trechos mais importantes:

Art. 1.º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário.

Em 2014, mesmo dia 126 anos depois, é proclamado por Dom Guilherme de Almeida Xavier (ou Guix, como preferirem), o termo lavrado abaixo como Princípio Nacional de Cessão de Jogos Eletrônicos ao Quinquênio para Usufruto da Sociedade, que sugere e promove:

Art. Único. Todos os jogos eletrônicos produzidos no país, criados e desenvolvidos em território nacional por empresas nacionais, aos quintos anos contados de suas publicações, ficam livres para serem obtidos e distribuídos, sem ônus para as partes se assim concordarem.

Isto posto, a Donsoft Entertainement, com grande alegria, comemora convosco uma proposta que visa promover o acesso à produção de obras eletrônicas interativas: Quem se interessar estará, no quinto aniversário de publicação do dito jogo eletrônico, sem custos, liberado não só para obter seus arquivos de instalação e mídias que os contenham, como também para os distribuir, sem prejuízo ou responsabilidade para seus produtores originais, se desejarem acatar ao Princípio.

Desde já, Capoeira Legends: Path to Freedom Capítulo 1, primeiro produto da Donsoft Entertainement a comemorar seu quinto aniversário, está oficialmente entregue ao usufruto da sociedade brasileira, disponível para franco download, em seu site oficial,

Registre-se, publique-se e cumpra-se

Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2014

Guilherme Xavier, Dr.
CEO

Falando de notícias no dia 06/12/2013

Saudações com boas novas, amigos,

Depois de muito empenho de gabaritados colegas do design, da ilustração e da escrita, Guilherme Xavier e Arthur Protasio lançam pela editora Novas Ideias, e já disponível pela Amazon e 2AB, o tão esperado Jogador de Mil Fases! O livro apresenta uma coletânea de textos com abordagem cultura dos jogos pelas falas de seus mais importantes entusiastas: seus próprios jogadores.

Como os jogos eletrônicos marcam e transformam os jogadores? Construído seguindo os passos da jornada do Heroi, essa coletânea de textos mostra como os jogos foram percebidos por cada um dos autores, enquanto atravessamos as etapas descritas por Joseph Campbell, do Mundo Ordinário ao Regresso com o Elixir, aventure-se nessa maravilhosa leitura.

Com artigos de exemplar originalidade e  qualidade, de autores nacionais e internacionais, o livro apresenta como introdutor, Beto Largman, conhecido promotor da cultura digital no país.

Hoje passamos uma boa fração de nosso tempo experimentando as sensações que os jogos eletrônicos oferecem. Seja no prosaico “Snake”, em celulares mais simples, ou nos MMORPGs (massively multiplayer online role-playing game), intensos no uso de equipamentos e infraestrutura tecnológica, revisitar as emoções – únicas – vividas ao longo de nossa trajetória em cada game pode resultar num conteúdo extremamente rico. É nisso que acreditam Arthur Protasio e Guilherme Xavier ao apresentarem os textos deste livro. Por meio das experiências relatadas pelos convidados, podemos acompanhar, em ‘’terceira pessoa”, como o jogo eletrônico em questão marcou seu autor, seja pela emoção despertada, pelos insights que suscitou ou pelas revelações que fez aflorar.

Confira o projeto, em seu primeiro e publicado volume, aqui.

E os organizadores já aguardam sugestões para o segundo!

Falando de notícias no dia 01/10/2013

Donsoft Entertainment site versão OUT2013

Hoje foi ao ar o novo site institucional da empresa de jogos mais misteriosa do país.

Em sua nova atualização, terceira desde de o ingresso de conteúdo cibernético em 2003, o site conta com melhores detalhamentos sobre os specs da empresa, um inventário de causos sobre atuações anteriores, alguns brindes eletrônicos na forma de simpáticos mini-games (pelos ensaios da DMGD há muito prometidos), uma teia de referências locais, e uma experimental integração com redes sociais. Eta! Quanta coisa!

Visitem por aqui!

O terreiro é vosso!